sábado, 23 de março de 2013

A Sondagem...As Vogais

A SONDAGEM 
                     Por experiência própria, acredito que o Período de Sondagem com a turma que recebemos, nos permite conhecer cada criança, avaliarmos o nível da turma, descobrirmos os caminhos  que precisamos seguir para trabalhar com a turma. É um período perfeito e  muito importante também para valorizarmos a identidade da criança, trabalhar o nome, a família, o sobrenome, os gostos pessoais, as necessidades e as diferenças que se complementam dentro da sala de aula. Passando esse início, estas questões vão se diluindo, mas permanecem no trabalho cotidiano, tornando-se parte da rotina, permitindo a valorização, o estímulo à autonomia e a elevação da auto-estima dos alunos.
                 Passando o Período de Sondagem, inicia-se o trabalho específico centrado na Alfabetização e no Letramento.
Acontece que esse ano, minhas duas turmas de 1º Ano não desenvolveram os pré requisitos necessários para que a  alfabetização, que geralmente são muito trabalhados nas EMEI e nas pré escolas...Muitos dos meus alunos não sabem seu próprio nome, não sabem pegar na tesoura, identificam poucas cores, desconhecem as formas geométricas... outras ainda estão na fase da garatuja e no desenho tipo "bolinhas"... Resumindo, meu ano letivo vai ser difícil e desafiador... 

AS VOGAIS
Iniciei introduzindo as vogais... Normalmente não trabalho assim, prefiro alfabetizar através de textos, mas minha turma esse ano  precisa de uma introdução bem detalhada e lúdica das letras, pois é bastante imatura e despreparada...
 Comecei pedindo para que trouxessem vários objetos que começavam com as letras A-E-I-O-U, cada uma em um dia. Procedi praticamente da mesma forma com cada vogal...

      A atividade consistiu em explorar o objeto, a sonoridade, agrupar por cor, por tamanho, falar o nome dos objetos em voz alta, manusear... as letra foram exploradas ao máximo. 
    Em seguida, cada criança recebeu uma folha com a escrita das letras maiúsculas e minúsculas. A atividade foi essa:
. Contornar a forma da letra com o dedo de olhos fechados ( a professora guiando o dedinho).
. Contornar a forma da letra de olhos abertos.
. Fazer bolinhas de papel crepom e colar no contorno da letra.
. Recortar letrinhas de revista e preencher a letra.
. Rasgar papeizinhos e colar dentro da letra. 
Usei vários formatos das letras pois aparecem assim em revistas, livros, folhetos... Explorei bastante isso também.
A próxima atividade foi encontrar e recortar figuras de coisas e objetos que começam com a letra para fazermos um cartaz... 

Trabalhei o traçado de cada letra também...
Não foram atividades difíceis, mas envolveram a turma, desafiaram e no final, a maioria conseguia reconhecer e diferencias cada uma das letras...
Espero que o aprendizado aconteça dessa forma...com envolvimento e alegria, pois o desafio esse ano, vai ser enorme!
Beijos!!!!!!!!



3 comentários:

Rosangela Lucineia Scheuer disse...

Olá!
Gostei muito de sua postagem e experiência. Tbém trabalho com alfabetização lúdica.
Dá resultados muito positivos.
Conte comigo!
Um abraço!

Terezinha Guimarães disse...

OLÁ, GOSTEI DO SEU TRABALHO COM AS VOGAIS. PARABÉNS!
QUERO TE DESEJAR UMA PÁSCOA ABENÇOADA E QUE JESUS E O SEU AMOR SEJAM O MOTIVO DE SUA COMEMORAÇÃO.
ABRAÇOS

Rérida Maria disse...

Olá!
Vim comunicar que o meu blog foi hackeado, tive que excluí-lo, aqui está o end. do novo blog: reridamaria2.blogspot.com
te espero lá!

Obrigada por visitar meu bloguinho!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página