quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Colocar filho no mundo é fácil. Ser MÃE é que é difícil!!!


Oi gente!

Hoje deixo um pouquinho da conversa de professora e falo como mãe.
Acho que mãe (a família toda, mas mãe principalmente) tem papel importantíssimo no desenvolvimento da criança, e na escola não é diferente.Uma atençãozinha aos filhos da gente na hora de arrumar a mochila, o lanche, ajudar no tema de casa ou num trabalho, não faz a gente perder tempo nem dói. Ganha-se qualidade de tempo com eles e fortalece os vínculos afetivos. A gente sabe que os ama, mas gestos e cuidados, além de um beijinho, abraços e um EU TE AMO "do nada", operam milagres.
Sabe aquelas coisas do dia-a-dia que a gente acha que são corriqueiras demais pra serem notadas pelos nossos filhos??? Pois é justamente o que eles mais lembram.
Meu filho mais velho, hj com 18 anos, lembra dos lanches duplos que eu colocava na lancheira e que ele dividia com um colega, lembra do dia que cheguei na escola e assisiti uma apresentação de teatro onde ele foi um anãozinho da Branca de Neve... lembra de quando ele estava com dor de garganta e eu fui na escola no meio da aula lhe dar o antibiótico...além de coisas que eu nem sabia que tinha feito.
 ATENÇÃO, AMOR, CARINHO...são grátis e são presentes inesquecíveis para os nossos filhos. E acreditem, fazem um bem danado pra gente.
Claro que mãe comete muitos erros, mas o mais grave deles é não valorizar o filho que tem. Nesses meus anos de magistério vi mães muito humildes, de situação econômica beirando a miséria, serem exemplos de mães zelosas e amorosas, assim como crianças que tinham uma situação econômica muito boa, não receberem o mínimo de carinho e atenção de nenhum de seus familiares...cuja mãe nunca apareceu nem para buscar o parecer descritivo de final de trimestre. Pobreza não é sinal de descaso ou desleixo, assim como ter dinheiro não caracteriza uma família perfeita e feliz...
 Ser mãe é difícil, mas vale cada momento, cada esforço, cada correria e cada noite sem dormir, acreditem! Para ser mãe basta querer ser.

Algumas dicas bem práticas??? 
  •  Abrace seu filho e diga como ele é importante.
  • Ouça o que ele fala e valorize o que ele faz.
  • Leia ou brinque com ele. Qualidade de tempo não tem nada a ver com quantidade.
  • Diga que o ama e faça-o sentir-se amado.
  • Dê limites e diga Não (amar também é dizer não).
  • Estipule horários e siga-os (pelo menos durante a semana). Rotina é importante.
  • Quando der um castigo, explique o porquê e quando termina.
  • Respire fundo antes de agredir seu filho verbalmente, ele não tem culpa dos dissabores diários do adulto.
  • Agressão física, nem pensar!
  • Valorize sempre o que ele faz e nunca, nunca o compare com outras crianças. Ele é único e maravilhoso.
  • Revise a mochila e o material escolar diariamente.
  • Participe da rotina escolar de seu filho ajudando-o nop tema de casa, trabalhos ou coleta de materiais.
  • Prepare um lanche, um suco, uma garrafinha com água e lembre-o de levar para a escola, isso o faz sentir-se especial.
  • E muito importante: participe dos eventos escolares, reuniões, busque seu filho na escola ou espere-o no ponto do ônibus escolar. Esses gestos o fazem sentir-se protegido.
Claro que muita gente pode achar esse tipo de conversa meio sem propósito, que cada mãe sabe como cuidar do seu próprio filho, etc...
Aqui falo da Carla Pathy , mãe do Giba, da Maria Clara e do Davi que ainda nem nasceu... que trabalha o dia todo numa escola municipal, cria os filhos sozinha, faz artesanato, é blogueira, faz faculdade, lê, pinta, borda, mas acima de tudo e AMA seus filhotes... Nada diferente das milhares de mães que fazem a mesma coisa todos os dias e que ainda acham tempo para serem MÃES com letra maiúscula.
Colocar filho no mundo é fácil!!! Ser Mãe é que é difícil!!!

Esse post é uma homenagem às muitas mães que, essa semana iniciam, junto com seus filhos a rotina escolar e que ainda assim, depois de toda a correria e canseira do dia, chegam em casa com um sorriso, dão banho, alimentam e colocam seus pimpolhos pra dormir, como se toda a louça suja, a roupa na lavanderia, a bagunça da casa, a perna por depilar, não tivessem a mínima importância!!!





3 comentários:

Josinete Beatriz disse...

Como está a mamãemais arteira que conheço? Tudo bom? Passei minha linda, só pra te deixar um beijinho!Josi

Sil disse...

Oi minha linda, td bom??
Vim avisá-la que tem selinhos pra vc no meu blog, são de coração!
Seu blog esta muito lindo, parabéns.
Bjinhos
Sil

V@NND@ disse...

Oi ...vsitinha rápida...voltarei com mais tempo...é tudo lindo e muito interessante e útil por aqui! Bjs!

Obrigada por visitar meu bloguinho!

Passaram por aqui...

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página