terça-feira, 15 de março de 2011

15 de Março - Dia da Escola- Desabafo de uma professora



Definição da Wikipédia:
"Uma escola é qualquer estabelecimento ou instituição de educação.
Essa idéia surgiu da filosofia dos gregos antigos, onde eles se reuniam em praças públicas para praticar filosofia e trocar idéias."




Pelo dia de hoje, um desabafo meu:
A escola hoje agrega muitos papéis, tem uma função social quase maior que a educacional...substitui muitas vezes pai e mãe, acompanha o crescimento da criança, ensina-a hábitos e atitudes, socializa-a ao meio em que vive, protege-a desse meio também... Ouço muito pessoas dizendo (colegas, até)que essa não é nossa função, que educação se aprende em  casa, a escola prepara para o mundo.
No fundo, não é a mesma coisa?
Amo o que faço e acredito que posso fazer a diferença, nem que seja na vida de uma criança.
Por essa e tantas outras razões que enfatizo: ser Professora é escolha,  precisa amar muito o que faz, porque lida com vida, com gente, com falta de afeto, com escassez de comida, com agressividade, com realidades chocantes e histórias cruéis, mas também com sorrisos, abraços, pedidos de "colo" e amor incondicional (e amor sempre vale a pena).










3 comentários:

Sonhos e Artes disse...

Minha Querida! Vim agradecer por voce ter me ajudado a conseguir 200 seguidores no Sonhos e Artes! Voce faz parte desta conquista!Bjus. Josi

Cidinha disse...

Carla querida, tenho profunda admiração pelas professoras, mas acredito, que qualquer profissão deve ser uma escolha, para possamos exerce-la com amor. É o primeiro passo, principalmente, professoras, que trabalham sob tantas condições adversas e difíceis, e que teem que assumir muitos papéis, e são cobradas por todos os lados. Parabéns , pois vc com certeza ficará marcada para sempre na memória de todas as crianças que foram suas alunas.

Com respeito e carinho
Cidinha

Grace disse...

Oi, querida!!
Adorei o blog!! Eu sei como é dificil essa profissão, e admiro mto os professores...
Um grande beijo, obrigada pela visita no Artes da Grace e tbem estou te seguindo...
beijão

Obrigada por visitar meu bloguinho!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página