quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Atividades para trabalhar Raciocínio Lógico

JOGOS MATEMÁTICOS

1. Qual o valor da figura?
Os jogos surgem como uma alternativa interessante e muito útil na busca do melhor ensino-aprendizagem da Matemática, aprimorando o raciocínio e desenvolvendo técnicas capazes de auxiliar o educando nas diversas situações matemáticas.

As atividades lúdicas despertam a curiosidade do jovem, o leva a novas descobertas, desenvolvendo e enriquecendo sua aprendizagem. O conhecimento sobre determinados assuntos pode ser melhor assimilado através de jogos, pois o aluno deve buscar a melhor forma de resolver os problemas propostos, gerando entusiasmo e motivação.
Vygotski dizia que “motivação é essencial para o sucesso de uma aprendizagem séria”.
As situações lúdicas proporcionam ao educador uma visão aberta sobre os alunos, auxiliando na avaliação e na percepção do caráter do jovem. Os jogos podem ser abordados em todas as séries de ensino, desde que respeitadas às necessidades específicas de cada faixa etária.

Vamos demonstrar um jogo que pode ser desenvolvido com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental.

Objetivos:
Este jogo tem por finalidade trabalhar a operação matemática da adição e o raciocínio lógico.

Regras - A atividade deve ser individual.
- Determinar um tempo para a resolução da atividade.
- Será dada uma folha contendo algumas figuras em que a soma consiste num determinado resultado.
- O aluno deverá descobrir qual o valor de cada figura, obedecendo ao total da soma, dentro do tempo cronometrado.





Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola



Um comentário:

cristiane mara de souza disse...

Gostei mto da atividade. Estou trabalhando raciocínio lógico com crianças de 1º à 5º ano e essa atividade surtiu um excelente efeito. Os alunos do 2º ao 5º se desdobraram para encontrar os valores... Gostaria que tivesse mais atividades relacionadas...

Obrigada por visitar meu bloguinho!

Passaram por aqui...

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página