domingo, 16 de agosto de 2009

Níveis da Alfabetização

O desenvolvimento da escrita infantil possui vários níveis.



Muitas vezes tive dúvidas em saber em qual deles meus alunos estavam.



Depois de muita pesquisa e estudo, reunindo informações "daqui e dali", encontrei um jeito bem fácil de identificar cada um.






1.Nível Pré-silábico: tem três fases.



Fase pictórica: a criança usa basicamente desenho, rabisco e garatuja para escrever.



Fase gráfica primitiva: a criança começa a usar alguns símbolos, pseudoletras, números bolinhas, riscos, números, mas não diferencia uns dos outros.



Fase pré-silábica: começa a ver diferença entre letras e números, desenhos e símbolos. Sabe que escrevemos com letras e "contamos" com números.Não relaciona o som com a letra. è comum representar o nome das coisas com base no tamanho (elefante é grande, usa muitas letras; formiguinha é pequeno, usa poucas letras, etc), Não admite que se possa ler o nome de alguma coisa com menos de quatro letras.






2.Nível Intermediário:



A criança começa "pensar" na escrita. Percebe que para escrever é preciso usar letras e que cada "coisa" tem um nome que pode ser escrito. Fase onde diz "Não Sei Escrever", pois já conhece alguns valores sonoros de letras mas não sabe como utilizá-los para escrever. Ao escrever já é capaz de atribuir valor sonoro à letra inicial e final da palavra.






3.Nível Silábico:



A criança descobre a lógica da escrita. Usa o som como base para escrever e geralmente atribui uma letra para cada som da palavra (nem sempre com valor sonoro). Aceita que existem palavras com poucas letras (ex: sol), mas ao escrever acrescenta mais letras porque "fica mais bonito". Já percebe valor sonoro e fonético da escrita mas ainda não escreve.






4.Nível Silábico-Alfabético:



Fase de conflito, onde a criança novamente repensa a escrita. Já sabe que uma letra representa apenas uma letra, mas ao escrever, inicialmente usa quase sempre, só vogais. Questiona muito sua escrita e quer ver como o adulto escreve. Começa a atribuir valor sonoro às letras, acrescentando consoantes ás vogais para escrever. Está a um passo da escita alfabética.






5.Nível Alfabético:



A criança já compreende para que serve a escrita. escreve e lê o que pensa e o que fala. Compreende que letras juntas formam sons (sílabas) que juntos formam palavras. Já percebe diferença entre letra, sílaba, palavra, frase e texto. Precisa a partir daí, trabalhar a escrita ortográfica.






Gente!!! Dúvidas ou sugestões, é só postar!!!



Beijinhos... e até a próxima

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