quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Alfabetização Matemática

           Soma e subtração, classificação, seriação, relação número e quantidade... Difícil, né?
Principalmente se temos crianças com mmmmmuuuuiiiittttaaaa dificuldade em internalizar esses conceitos.
           Além de brincar no pátio com atividades de atenção e outras que explorem o raciocínio lógico e matemático, explorar a  formação de conjuntos para as brincadeiras, times com mais ou menos jogadores, grupos com quantidades iguais ou diferentes para a realização de alguma atividade, também é fundamental usar recursos visuais e concretos em sala de aula.
         Tampinhas, palitos, pedrinhas coloridas, carrinhos... se transformam em material de contagem indispensável em qualquer sala de alfabetização.
         Aqui um exemplo de atividade que explora soma com a utilização de fichas com números e tampinhas.
         Observem que, mesmo a proposta não sendo a classificação das tampinhas por cores, as crianças usaram também esse critério ao realizarem a atividade!
         Gente, não vou mentir, dá "bagunça"!!!
         Mas uma bagunça completamente organizada!!!! Eles adoram!!!





Nenhum comentário:

Obrigada por visitar meu bloguinho!

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página