domingo, 18 de outubro de 2009

Halloween




Dia das Bruxas


          O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
           
            A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
            Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
            Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).



                Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
               As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.
             Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
 



Para trabalhar com meus 1º anos, escolhi atividades divertidas e historinhas que façam as crianças enxergarem o lado positivo das bruxas. Porque bruxa tem lado positivo, sim!!!
Não gosto da imagem da bruxa má! Gosto da imagem da bruxa que cultiva ervas e faz poções do bem, que protege a natureza, que cuida dos animais, conhece as fases da lua...


Vou abusar das historinhas da Bruxa Onilda!
 São muito engraçadas e fogem do estereótipo da bruxa má que dá a maçã envenenada pra Branca de Neve!!


Algumas sugestõezinhas garimpadas na net!
 ( como sempre não sei de onde tirei!!!)




Me avisem se for de vcs ou de alguém conhecido para eu dar os créditos tá?





















4 comentários:

Sonia Regly disse...

” Todas as cartas de amor são ridículas.Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas…”
Coloquei um lindo texto,falando das cartas de amor.Te espero lá no Compartilhando as Letras:
http://compartilhandoasletras.com/

Sonia Regly disse...

Querida,
Esse tema é por demais flalado, rebatido ,etc... Mas, por tras dessas imagens de abóbora,bruxinhas etc...Acontecem forças demoníacas que se aproveitam dessa "inocente" brincadeira para armar seus laços . Minha irmã ,mora nos EUA e disse que nesse dia acontece coisas terríveis por lá. O bicho aproveita a ingenuidade dos outros e apronta. Nós evangélicos, não comemoramos, pois sabemos o que há por trás disso tudo. Peça à Deus discernimento.Ele dá e vai te orientar.Beijos

Sil disse...

Olá!!
Obrigada por sua visita e pelo comentário.
Desejo uma ótima semana.
Bjinhos

Sil disse...

Obrigada pelos presentes!!
Amei!

Obrigada por visitar meu bloguinho!

Passaram por aqui...

Leia também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Total de visualizações de página